Sob o lema “Construção da África que Almejamos Através da Adopção de uma Cultura Ética que Apoie uma Liderança Orientada por Objectivos no Contexto de Crises”, celebra-se hoje o Dia Internacional da Função Pública.
O Dia internacional da Função Pública, foi estabelecido na primeira conferência da Função Pública realizada em Marrocos no ano de 1994, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Africana (UA), como forma de enaltecer a nobre missão dos funcionários e agentes do Estado de servir o povo.
Em Moçambique, a semana comemorativa teve início no dia 19 de Junho, com a realização de várias actividades tais como a abertura do ano lectivo dos Institutos de Formação em Administração Pública e Autárquica de Lichinga, Beira e Matola, Saudação dos Funcionários e Agentes do Estado, Premiação dos Funcionários e Agentes do Estado com o melhor desempenho em 2020, entre outras.
O ponto central das celebrações, foi marcado pela intervenção da Senhora Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos, Cecília Chamutota, a qual pronunciou-se nos seguintes termos " O Governo de Moçambique exalta os esforços que os Funcionários e Agentes do Estado tem empreendido a todos os níveis, para o desenvolvimento sustentável do país em particular ao sector de obras públicas, habitação e recursos hídricos, tendo em conta a díficil missão de combate a pobreza". Vincou igualmente a necessidade de observância estrita das medidas de prevenção da pandemia, face ao eminente risco de COVID-19 no país. Neste evento, foram distinguidos os melhores funcionários, através da entrega de diplomas de honra, como forma de incentivá-los para o avanço, rumo ao desenvolvimento do nosso belo Moçambique.