Mesquita destaca importância de obras de emergência para protecção de diques críticos em GazaO Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, está de visita desde Quarta-feira, 27/03, à Província de Gaza para monitorar as obras de emergência em curso para proteção dos diques críticos da região, essenciais para garantir a segurança das cidades e das zonas produtivas.

Na ocasião, Carlos Mesquita anunciou que estão em curso obras de emergência em locais críticos do dique de Chókwé, afectados pelas cheias cíclicas que têm assolado aquele distrito em particular.

WhatsApp Image 2024 04 01 at 11.27.39 AM 1O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, realizou hoje, 25/03 uma visita de inspeção à Barragem dos Pequenos Libombos para avaliar o impacto das fortes chuvas que têm afectado a região sul, especialmente as infraestruturas das cidades de Maputo, Matola e arredores.

Na ocasião, o ministro destacou a preocupação do governo em monitorar de perto as barragens, em especial a dos Pequenos Libombos, que tem recebido afluências significativas da montante, provenientes de países vizinhos, tal é o caso de Eswatini.

WhatsApp Image 2024 04 01 at 11.27.02 AMO ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, considera que a prosperidade e a paz dependem da água, sendo que à medida que o País implementa as políticas para gerir as alterações climáticas, a migração em massa e a instabilidade política, deve colocar a cooperação no domínio da água no centro dos seus planos.

Deste modo, segundo sustentou o ministro, durante o evento que marcou as celebrações do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março, o Governo conseguiu mobilizar junto dos parceiros de cooperação e desenvolvimento, cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos para a construção da Barragem de Muera, em Cabo Delgado, que irá induzir e acelerar o desenvolvimento económico e bem-estar social do Planalto de Mueda.

WhatsApp Image 2024 04 01 at 11.25.51 AMEstima-se que mais de 20 milhões de pessoas na região austral do continente africano e cerca de 1 milhão em Moçambique vão precisar de assistência em abastecimento de água e alimentos durante o pico e depois do final da época chuvosa em curso, segundo alertou, nesta quinta-feira, 14 de Março, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita.

Para Carlos Mesquita, além disso, as colheitas esperadas para 2024 serão abaixo da média e irão esgotar mais cedo do que o habitual, levando a necessidade de assistência alimentar comparativamente alta no início da próxima temporada seca prevista para o final de 2024.

WhatsApp Image 2024 04 01 at 11.25.51 AMHoje foi um dia histórico! Aconteceu, nesta quinta-feira, 14/03, o lançamento oficial do projecto de Gestão Integrada da bacia hidrográfica transfronteiriça para o desenvolvimento sustentável da bacia do rio Limpopo.
Esse feito decorre em Musina na Africa do Sul, onde estão reunidos os Ministros de Assuntos Hídricos de Botswana, Moçambique, África do Sul e Zimbabué para fortalecer a cooperação transfronteiriça na Bacia de Limpopo.

Além disso, foi assinada a Emenda ao Acordo que formaliza a criação do Conselho de Ministros da LIMCOM como principal órgão político e de tomada de decisão sobre questões de gestão de recursos hídricos transfronteiriços na bacia do rio Limpopo.

Parceiros técnicos comprometem se com a implementação do projecto GEF PNUD na Bacia do LimpopoA Comissão da Bacia Hidrográfica do Limpopo (LIMCOM), em parceria com a Parceria Global da Água para o Sul da África (GWPSA), realizou recentemente uma Oficina de Integração para alinhar os planos de trabalho dos parceiros técnicos no Projecto de Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas Transfronteiriças para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Limpopo (projeto GEF-PNUD Limpopo).

O workshop, realizado em formato híbrido a partir de Pretória, África do Sul, contou com a participação de mais de 50 representantes dos Estados Membros da LIMCOM (Botswana, Moçambique, África do Sul e Zimbabwe), da Unidade de Gestão do Projecto (LIMCOM e GWPSA), líderes técnicos do projecto e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

WhatsApp Image 2024 04 01 at 11.24.56 AMA Comissão das bacias hidrográficas do Púngoè, Búzi e Save, BUPUSA, realizou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, o Seminário de Avaliação de Planos de Acção Nacional no âmbito da Gestão de Usos Competitivos da Água e Ecossistemas Associados, na Província de Manica.

Este projecto busca uma gestão sustentável dos recursos hídricos transfronteiriços, com ênfase na mitigação de riscos nas bacias compartilhadas pelas nações envolvidas, tendo a comparticipação do Fundo Global para o Ambiente (GEF), União Internacional para a Conservação da Natureza e a Global Water Partnership Southern Africa.

WhatsApp Image 2024 02 15 at 13.39.44Quatro das seis principais barragens da zona norte de Moçambique atingiram, domingo, a sua capacidade máxima de encaixe, em consequência da precipitação registada nas últimas semanas.

São os casos das barragens de Nampula e Nacala, na província de Nampula, de Chipembe, em Montepuez, (Cabo Delgado) e Locumue, em Lichinga, (Niassa).

As restantes são Mitucue, em Cuamba, na província do Niassa, e Mugica em Nampula que, na última leitura feita no domingo, registavam um nível de enchimento de 90,1 e 72,2 por cento. A Administração Regional de Águas do Norte, (ARA-NORTE) informou, no seu último boletim, em Nampula, este domingo, que para as 24 horas seguintes havia previsão de oscilação dos níveis hidrométricos, com tendência a baixar em quase todas as bacias hidrográficas da região sob a sua jurisdição, devido ao abrandamento da precipitação.

WhatsApp Image 2024 02 13 at 12.23.39O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e o Banco Mundial estiveram sentados nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, à mesma mesa para em conjunto avaliar o grau implementação dos dos projectos financiados por esse parceiro estratégico e reafirmar o compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável do país.

Mesquita destaca importância do conhecimento científico na cooperação sobre recursos hídricos na sadc Foi lançada, sexta-feira, 9 de Fevereiro, na cidade de Maputo, a obra técnico-científica "Cooperação Hídrica na Região Austral no Contexto da Emergência Climática", da autoria de Agostinho Vilanculos, especialista em Hidrologia e chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos na Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.