agua potavel maxavelaA procura por água potável, deixou de ser preocupação para a população de Maxavela, no distrito de Homoíne, na província de Inhambane, desde a última Terça-feira, 15 de Setembro, com a inauguração do Reservatório Escavado de Maxavela, numa cerimónia dirigida pelo Governador da Província, Daniel Francisco Chapo e testemunhada por membros do governo, estruturas locais e população.

Trata-se de um empreendimento que teve início em 2018, erguido no âmbito do programa presidencial denominado Água Para a Vida (PRAVIDA), que visa melhorar o nível de abastecimento de água potável para as zonas onde esse líquido é escasso. O investimento de mais de 24 milhões de Meticais, foi assegurado pelo Governo de Moçambique e teve como agência de implementação a ARA-Sul.

Segundo o Director Geral da ARA-Sul, Edgar Chongo, esta infra-estrutura vem aliviar o sofrimento de mais de 1500 pessoas que tinham de percorrer longas distâncias em busca de água.

” Aqui em Maxavela construímos este reservatório com capacidade de armazenamento de 15 mil metros cúbicos de água, este empreendimento visa prover água para o consumo e abeberamneto de gado nesta comunidade. Para além do reservatório tem no recinto um fontanário, uma lavandaria e um bebedouro, referiu.

 Por sua vez, o Governador de Inhambane, Daniel Chapo, instou a população daquele povoado a preservar a infra-estrura, para o bem de todos “Chamamos atenção ao Comité de Gestão de Água de Maxavela, para que conserve a infra-estrutura, sobretudo o painel solar e as bombas submersas, uma vez que o distrito de Homoíne apresenta níveis elevados de roubo desses equipamentos,” instou o governante.