VER

Líderes comunitários e outras personalidades influentes nas comunidades que vivem em zonas propensas a inundações e cheias provocadas pelos rios Zambeze e Chire, na província de Tete, são orientados a intensificar a mobilização e sensibilização às populações para se retirarem dos locais de risco. O Administrador de Mutarara, Domingos Macajo Superior, disse que uma vez conhecida a vulnerabilidade às cheias de algumas regiões do distrito, há necessidade de trabalho árduo de mobilização da população para se mudar dessas zonas para as mais seguras.

"Sabemos muito bem que temos grande parte das comunidades instaladas em zonas propensas às cheias dos grandes rios que atravessam o distrito, mais concretamente o Zambeze e Chire, pelo que todos devemos unir esforços na mobilização permanente para abandonarem as zonas inseguras", disse Domingos Macajo em encontros recentes com líderes comunitários e representantes dos diversos sectores de actividades, durante visitas de trabalho a algumas zonas do distrito.

Disse que a maior parte da população se instalou na zona baixa do distrito, ao longo das margens dos rios, à procura de áreas de produção agrícola mas, dadas condições actuais, deverá ser retirada com todos bens para evitar situações calamitosas.

"Considerando-se a possibilidade de ocorrência de cheias na bacia do baixo Zambeze, adicionado a outros eventos que perturbam actividades económicas e sociais, há necessidade extrema de união de esforços de toda a Sociedade civil para a prevenção de desastres naturais", disse Domingos Macajo.

Recorde-se que no ano passado, 182,508 pessoas na Bacia Hidrográfica do Zambeze foram afectadas por fenómenos naturais como cheias e inundações localizadas, seca e ventos fortes.