Um total de 6,9 milhões de dólares (56,6 milhões de meticais) estão a ser investidos na melhoria da segurança da Barragem de Macarretane, no distrito de Chókwè, província de Gaza. As obras de reabilitação na infraestrutura visam também garantir o abastecimento de água ao regadio de Chókwè, um importante centro do produção no sul do país.
A primeira pedra das obras de reabilitação da barragem foi lançada, na tarde desta quinta-feira, 25 de Abril de 2019, pelo vice-ministro das Obras Públicas e Habitação, Engº Victor Tuacale, numa cerimónia que contou com a presença da Governadora da Província de Gaza, Stela Zeca.
A Barragem de Macarretane, que serve de elevação das águas que abastecem o Regadio de Chókwè, foi construída nos anos 50 do século passado, tendo sido, nos últimos 20 anos, assolada por duas grandes cheias. Trata-se das devastadoras cheias de 2000 e das mais recentes cheias de 2013.
O vice-ministro disse que a falta de intervenção nas infra-estruturas poderia implicar o colapso das mesmas, o que, por sua vez, comprometeria a continuidade do regadio de Chókwè.