WhatsApp Image 2024 02 15 at 13.39.44Quatro das seis principais barragens da zona norte de Moçambique atingiram, domingo, a sua capacidade máxima de encaixe, em consequência da precipitação registada nas últimas semanas.

São os casos das barragens de Nampula e Nacala, na província de Nampula, de Chipembe, em Montepuez, (Cabo Delgado) e Locumue, em Lichinga, (Niassa).

As restantes são Mitucue, em Cuamba, na província do Niassa, e Mugica em Nampula que, na última leitura feita no domingo, registavam um nível de enchimento de 90,1 e 72,2 por cento. A Administração Regional de Águas do Norte, (ARA-NORTE) informou, no seu último boletim, em Nampula, este domingo, que para as 24 horas seguintes havia previsão de oscilação dos níveis hidrométricos, com tendência a baixar em quase todas as bacias hidrográficas da região sob a sua jurisdição, devido ao abrandamento da precipitação.

WhatsApp Image 2024 02 13 at 12.23.39O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e o Banco Mundial estiveram sentados nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, à mesma mesa para em conjunto avaliar o grau implementação dos dos projectos financiados por esse parceiro estratégico e reafirmar o compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável do país.

Mesquita destaca importância do conhecimento científico na cooperação sobre recursos hídricos na sadc Foi lançada, sexta-feira, 9 de Fevereiro, na cidade de Maputo, a obra técnico-científica "Cooperação Hídrica na Região Austral no Contexto da Emergência Climática", da autoria de Agostinho Vilanculos, especialista em Hidrologia e chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos na Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.

Assinatura de acordos 19 05 2023

 Moçambique e Zimbabwe assinaram quarta feira, 17 de Maio de 2023, em Harare, três Acordos, nomeadamente, de Estabelecimento da Comissão das Bacias Hidrográficas dos rios Búzi, Púnguè e Save; de Acolhimento da Comissão das Bacias Hidrográficas dos rios Búzi, Púnguè e Save e; de cooperação sobre    o desenvolvimento, gestão e uso sustentável dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Save para fazer face aos efeitos das mudanças climáticas, que têm fustigado a região austral de África e para a disponibilização de dados sobre o risco de desastres naturais.

Os acordos foram rubricados pelos *Ministros das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, e da Terra, Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural do Zimbabwe, Anxious Musuka, e testemunhados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e seu homólogo Emmerson Mnangagwa*.

Na conferência de imprensa, após testemunharem a assinatura dos acordos, os dois Presidentes foram unânimes nos consensos alcançados, pois,  a Cooperação regional chama à responsabilidade aos países para a gestão dos recursos hídricos, aplicando o princípio do uso racional da água, gestão de demandas, melhorando os sistemas de previsão e aviso de cheias e secas, os mecanismos de resposta aos eventos extremos, uma vez que com o advento das alterações climáticas, as secas e as cheias tornar-se-ão frequentes e mais fortes.

Na ocasião, o Presidente Nyusi, referiu que a gestão de água é fundamental, por isso estes acordos devem permitir que se faça uma gestão mais eficaz dos recursos e a construção de infraestruturas de gestão de recursos hídricos.

Por sua vez, Carlos Mesquita explicou a imprensa a importância estratégica que as Bacias Hidrográficas dos rios Búzi, Púnguè e Save têm para Moçambique. É nestas bacias hidrográficas onde construímos a barragem Hidroeléctrica de Chicamba, o Açude de Mavuzi, a barragem de Muda Nhaurire, e s barragen de Gorongosa, empreendimentos vitais para o desenvolvimento económico de Moçambique, pela sua contribuição para o abastecimento de água às populações, produção agrícola, energia eléctrica, fornecimento de água a indústria e preservação ambiental.

Por exemplo na bacia hidrográfica do Rio Save podemos em conjunto mobilizar fundos a implementação de um projecto conjunto num raio de 200 km (100 km de cada lado) onde podemos construir, no Zimbabwe, as barragens de Chipanda Pool com a capacidade de 510 milhões de metros cúbicos e barragem do Chitowe com 50 milhões de metros cúbicos) ambas localizadas a cerca de 70 Km do extremo fronteiriço, sendo que o regime de alocação seria definido durante a mobilização de fundos; E do lado de Moçambqiue um conjunto de açudes que ajudariam a regularizar os caudais e desta forma alavancar o desenvolvimento agrícola e pecuário e não só nas Províncias de Gaza, Manica, Sofala e Inhambane).

Capture

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na última quinta-feira 05 de Agosto, a barragem  de Gorongosa com capacidade de abastecer mais de 45 mil pessoas. Trata-se de uma insfraestrutura com capacidade de armazenar cerca de 300 Mm³ e, foi financiada pelo Governo de Moçambique em pouco mais de 327 milhões de meticais.

VER

Líderes comunitários e outras personalidades influentes nas comunidades que vivem em zonas propensas a inundações e cheias provocadas pelos rios Zambeze e Chire, na província de Tete, são orientados a intensificar a mobilização e sensibilização às populações para se retirarem dos locais de risco. O Administrador de Mutarara, Domingos Macajo Superior, disse que uma vez conhecida a vulnerabilidade às cheias de algumas regiões do distrito, há necessidade de trabalho árduo de mobilização da população para se mudar dessas zonas para as mais seguras.

agua potavel maxavelaA procura por água potável, deixou de ser preocupação para a população de Maxavela, no distrito de Homoíne, na província de Inhambane, desde a última Terça-feira, 15 de Setembro, com a inauguração do Reservatório Escavado de Maxavela, numa cerimónia dirigida pelo Governador da Província, Daniel Francisco Chapo e testemunhada por membros do governo, estruturas locais e população.

WhatsApp Image 2019 08 07 at 09.56.33 1Moçambique e Zimbabwe assinaram esta segunda-feira, 29 de Julho de 2019, em Mutare, um Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento, Gestão e Utilização Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Búzi. 

Este Acordo tem como objectivo promover uma cooperação coordenada entre as Partes convista a garantir o desenvolvimento, gestão e utilização sustentável dos recursos hídricos do curso de água do Búzi, tendo em conta a demanda crescente de água nos dois países, o cenário das mudanças climáticas que impactam na redução gradual da disponibilidade de água e o desenvolvimento socioeconómico na bacia. 

NOT 3 IMG 9213O novo empreendimento vai custar 494 milhões de Meticais e João Machatine espera que o investimento venha duplicar a capacidade do sistema de abastecimento de água na na Cidade de Lichinga.

A Barragem de Locumue, em Niassa, foi construída na década de 1960, na altura, para fins de irrigação, mas dez anos depois foi transformada na principal fonte de abastecimento de água da cidade de Lichinga.

NOT 2 N1A6261 1536x1024Um total de 6,9 milhões de dólares (56,6 milhões de meticais) estão a ser investidos na melhoria da segurança da Barragem de Macarretane, no distrito de Chókwè, província de Gaza. As obras de reabilitação na infraestrutura visam também garantir o abastecimento de água ao regadio de Chókwè, um importante centro do produção no sul do país.