Pequenos Libombos

 

 

 

 

 

 

 

 

A Barragem dos Pequenos Libombos, com capacidade de encaixe de 400 milhões de metros cúbicos de água por segundo, está, neste momento, com 350,74 milhões de metros cúbicos. E, nos próximos três dias, vai libertar 120 metros cúbicos, muito antes da fase de pico, o que pode agravar o transbordo do rio Umbeluzi e inundar mais áreas.

4 de outubro

 A união e a tolerância são os primeiros passos rumo a paz.

Capture

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na última quinta-feira 05 de Agosto, a barragem  de Gorongosa com capacidade de abastecer mais de 45 mil pessoas. Trata-se de uma insfraestrutura com capacidade de armazenar cerca de 300 Mm³ e, foi financiada pelo Governo de Moçambique em pouco mais de 327 milhões de meticais.

VER

Líderes comunitários e outras personalidades influentes nas comunidades que vivem em zonas propensas a inundações e cheias provocadas pelos rios Zambeze e Chire, na província de Tete, são orientados a intensificar a mobilização e sensibilização às populações para se retirarem dos locais de risco. O Administrador de Mutarara, Domingos Macajo Superior, disse que uma vez conhecida a vulnerabilidade às cheias de algumas regiões do distrito, há necessidade de trabalho árduo de mobilização da população para se mudar dessas zonas para as mais seguras.

 

 

Vice MinistraSob o lema “Construção da África que Almejamos Através da Adopção de uma Cultura Ética que Apoie uma Liderança Orientada por Objectivos no Contexto de Crises”, celebra-se hoje o Dia Internacional da Função Pública.

aguas cplpMoçambique, encabeçado pelo Engº João Osvaldo Moisés Machatine, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos participou, na II Reunião dos Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos a 27 de novembro de 2020, via plataforma eletrónica, por ocasião da II reunião ordinária, com o objectivo de abordar o tema: “Governança de Água e os Desafios de Sustentabilidade na CPLP” e assim contribuir para o reforço da cooperação Comunitária nesse domínio.

barragem magebaA construção da futura barragem de Mugeba, no distrito de Mocuba, na Zambézia, constitui um investimento crucial para reduzir o impacto dos desastres naturais cíclicos no Baixo Licungo, que é uma região hidrográfica que banha os distritos de Namacurra e Maganja da Costa, os mais afectados pelas cheias e inundações.

pr nyussi corrumana produtividadeA obra que acaba de entrar em funcionamento enquadra-se na visão de melhorar a disponibilidade da água, o abastecimento da mesma e o aumento da produção e da produtividade, prosseguiu Filipe Nyusi.

A barragem, cujas obras custaram 40 milhões de dólares, pode armazenar 1.380 milhões de metros cúbicos de água.

directores arasCarlos Agostinho do Rosário, Primeiro-ministro de Moçambique, empossou na tarde desta Quarta-feira, 14 de Outubro de 2020, os Senhores Carlitos Momade Omar, Custódio Marques da Cruz Vicente e Edgar Bernardo Chongo para os cargos de Diretores Gerais das Administações Regionais de Água do Norte, Centro e Sul, Institutos Públicos, respectivamente.

pravida magudeTrata-se da represa de Matongomane, localizada no Posto Administrativo de Mahel, distrito de Magude, inaugurada no dia 23 de Setembro corrente, pela Secretátia de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, no âmbito do Programa Água para Vida – PRAVIDA.

A represa de Matongomane foi construída na década de 50 com objectivo primário de represar a água para o abeberamento do gado, e posteriormente passou a servir para irrigação de pequena escala e consumo humano, entretanto a represa sofreu 2 rupturas ocasionadas pelas cheias, com  maior ênfase para as cheias do ano 2000.