WhatsApp Image 2025 02 23 at 18.11.22 1“O acesso à água potável e a infra-estruturas resilientes não é apenas um objectivo, mas uma necessidade essencial para o desenvolvimento sustentável do país”, declarou o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, após reunir-se, em Maputo, com a Embaixadora do Reino dos Países Baixos, Elsbeth Akkerman. O encontro reforçou a cooperação entre os dois países na implementação de projectos estratégicos que visam a melhoria do abastecimento de água, saneamento e gestão de recursos hídricos.

Entre as iniciativas em destaque está o MozWater Resources, projecto em implementação desde julho de 2024, que tem como objectivo fortalecer a capacidade técnica e institucional do sector hídrico. A iniciativa foca-se ainda no desenvolvimento de recursos humanos, na gestão de eventos climáticos extremos, como cheias e secas, e na modernização dos instrumentos de planificação e gestão destes recursos.

O encontro também abordou os avanços do Projecto DRIVE, que visa melhorar o abastecimento de água em Nacala, avaliado em 21,6 milhões de euros, prevendo beneficiar cerca de 250 mil pessoas, aumentando a capacidade de tratamento de água para 26.000 m³/dia e reduzir as perdas em 33%, cuja conclusão das obras está prevista para junho de 2025.

WhatsApp Image 2025 02 23 at 18.11.21

No domínio do saneamento, foi analisado o progresso do Projecto de Recuperação Resiliente de Infra-estruturas na Beira, destinado à reabilitação de áreas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth. A segunda fase das obras de drenagem já está em execução, enquanto a protecção costeira aguarda a submissão de propostas pelos concorrentes. Paralelamente, os Países Baixos financiam a consultoria implementada pela AURA, IP, que apoia a sustentabilidade económica e financeira do Serviço Autónomo de Saneamento da Beira (SASB). Este projecto, com término previsto para o primeiro trimestre de 2025, está avaliado em cerca 46.200,00 euros.

A Embaixadora dos Países Baixos reiterou o compromisso do seu país em continuar a apoiar Moçambique na implementação de soluções sustentáveis para os desafios do abastecimento de água e saneamento, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e o reforço da resiliência climática.

WhatsApp Image 2025 02 23 at 18.11.20

A cooperação entre Moçambique e os Países Baixos, alicerçada numa parceria sólida e de longa data, continua a impulsionar investimentos estruturantes no sector hídrico, promovendo a melhoria das condições de vida das populações e o desenvolvimento sustentável.