Face às previsões meteorológicas divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Instituto Público (INAM, IP), prevê-se a ocorrência de chuva Forte à Muito Forte (150 a 250 mm/24h) nas Províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
Este cenário poderá, nas próximas 72 horas, influenciar na subida acentuada de níveis hidrométricos nas bacias hidrográficas dos rios MELULI, LÚRIO, MEGARUMA, MONTEPUEZ, MESSALO, ROVUMA na sub-bacia do rio LUGENDA e bacias costeiras das Províncias de Nampula e Cabo Delgado.
Assim, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) prevê Risco Moderado de ocorrência de cheias nas bacias hidrográficas em referência, bem como a ocorrência de inundações urbanas e erosão na CIDADE DE PEMBA.
Este evento poderá afectar assentamentos humanos, infraestruturas socioeconómicas e áreas agrícolas, assim como impactar na transitabilidade ao longo da rede rodoviária atravessada pelas bacias em alusão, podendo a circulação estar condicionada.
Neste contexto, a DNGRH e a ARA-Norte, IP apelam à sociedade em geral para a observância das seguintes medidas de precaução:
- Abandonar de imediato as zonas de risco de cheias e de erosão;
- Evitar a travessia do leito dos rios em referência;
- Aos automobilistas evitar a circulação em áreas de risco de cheias;
- Acompanhamento da informação hidrológica emitida pelas entidades competentes.