WhatsApp Image 2024 02 15 at 13.39.44Quatro das seis principais barragens da zona norte de Moçambique atingiram, domingo, a sua capacidade máxima de encaixe, em consequência da precipitação registada nas últimas semanas.

São os casos das barragens de Nampula e Nacala, na província de Nampula, de Chipembe, em Montepuez, (Cabo Delgado) e Locumue, em Lichinga, (Niassa).

As restantes são Mitucue, em Cuamba, na província do Niassa, e Mugica em Nampula que, na última leitura feita no domingo, registavam um nível de enchimento de 90,1 e 72,2 por cento. A Administração Regional de Águas do Norte, (ARA-NORTE) informou, no seu último boletim, em Nampula, este domingo, que para as 24 horas seguintes havia previsão de oscilação dos níveis hidrométricos, com tendência a baixar em quase todas as bacias hidrográficas da região sob a sua jurisdição, devido ao abrandamento da precipitação.

Apesar disso, a ARA-NORTE observa que as comunidades dos distritos de Chiúre, Mecúfi, Nairoto e Balama, todas na província de Cabo Delgado, devem tomar medidas de precaução e evitar a travessia dos rios, Megaruma, Messalo e Montepuez. Esta situação deve-se ao facto de em duas estações os rios Megaruma e Montepuez estarem ambos acima do nível de alerta.

No geral, a entidade que gere as bacias hidrográficas da região norte de Moçambique, apela a população a continuar a seguir todas as informações sobre a evolução da situação dos rios.

REGIÃO NORTE CHAMADA A TOMAR MEDIDAS DE PRECAUÇÃO FACE A OSCILAÇÃO DOS NÍVEIS DE ÁGUA NAS PRINCIPAIS BARRAGENS

 

Por uma gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos

#ARANorte #Barragens #Segurança #Prevenção #Moçambique