A Comissão da Bacia Hidrográfica do Limpopo (LIMCOM), em parceria com a Parceria Global da Água para o Sul da África (GWPSA), realizou recentemente uma Oficina de Integração para alinhar os planos de trabalho dos parceiros técnicos no Projecto de Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas Transfronteiriças para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Limpopo (projeto GEF-PNUD Limpopo).
O workshop, realizado em formato híbrido a partir de Pretória, África do Sul, contou com a participação de mais de 50 representantes dos Estados Membros da LIMCOM (Botswana, Moçambique, África do Sul e Zimbabwe), da Unidade de Gestão do Projecto (LIMCOM e GWPSA), líderes técnicos do projecto e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O objectivo do encontro era alinhar e harmonizar os fluxos de trabalho dos parceiros técnicos para garantir a implementação tranquila e eficaz do projecto, visando elevar os padrões de vida da população da bacia e conservar os recursos e serviços ecossistêmicos. Com uma população estimada em 18 milhões de pessoas e uma área de captação de cerca de 408.000 km², a Bacia do Limpopo é vital para diversas atividades socioeconômicas nos quatro países que compartilham a bacia.
Durante a oficina, os participantes concordaram em integrar e harmonizar seus planos de trabalho para contribuir efectivamente para os objectivos coletivos do projeto. Além disso, foram discutidas e acordadas diversas actividades e intervenções, incluindo a realização da Análise Diagnóstica Transfronteiriça do Limpopo (TDA) e a formulação de um Plano de Acção Estratégico (SAP).
O projecto UNDP-GEF Limpopo também envolve a implementação de actividades de Gestão Sustentável da Terra (SLM) em fase piloto em quatro locais da bacia, visando reduzir a degradação da terra e melhorar a produtividade da terra para benefício socioeconômico das comunidades locais.
Ao final da oficina, o Secretário Executivo da LIMCOM, Sérgio Sitoe, enfatizou a importância do diálogo contínuo e do fluxo de comunicação entre os parceiros para garantir o sucesso do projecto. O PNUD e a GWPSA reafirmaram seu compromisso em apoiar o projeto e construir um futuro sustentável e próspero para a Bacia do Rio Limpopo e seus habitantes.
Por uma gestão integrada e sustentável de recursos hídricos