A Comissão das bacias hidrográficas do Púngoè, Búzi e Save, BUPUSA, realizou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, o Seminário de Avaliação de Planos de Acção Nacional no âmbito da Gestão de Usos Competitivos da Água e Ecossistemas Associados, na Província de Manica.
Este projecto busca uma gestão sustentável dos recursos hídricos transfronteiriços, com ênfase na mitigação de riscos nas bacias compartilhadas pelas nações envolvidas, tendo a comparticipação do Fundo Global para o Ambiente (GEF), União Internacional para a Conservação da Natureza e a Global Water Partnership Southern Africa.
As bacias, situadas ao longo do corredor da Beira, enfrentam desafios ambientais como poluição proveniente de actividades mineiras, agricultura intensiva, desflorestação e intrusão de água salina.
Entre outros, o seminário serviu também para validar o Relatório sobre a Análise Diagnóstico Transfronteiriça (TDA), rever os problemas levantados pelos Estados Membros (Moçambique e Zimbabwe) que devem fazer parte do Plano de Acção Nacional (NAP) para Moçambique, e identificar problemas que afectam as bacias do Buzi, Pungoe e Save que devem fazer parte do Plano de Ação Estratégico (SAP).
Por uma gestão integrada e sustentável de recursos hídricos.